YoutubePoopBR Wiki
Advertisement

Frederico Matalascallando Corcuera[1] (na série original) ou Frederico Bardón de la Regueira[2][3] (na série animada), mais conhecido como Quico, é um personagem da série Chaves. Foi interpretado por Carlos Villagrán durante os anos de 1972 a 1978, quando deixou o elenco.

Criação[]

Roberto Gómez Bolaños teve a ideia para o personagem numa festa de adultos em que vieram umas crianças. Um menino em particular "já não suportava" - disse Bolaños - "porque era mimado como ele só", e tirou muitas coisas daí. Dizia "Ouça, diz que sim, não seja mauzinho" e Bolaños pensou "Se alguém me diz isso na vida real, não saberia o que fazer."[4]

Características[]

Quico é um menino bochechudo e mimado por sua mãe, Dona Florinda. Tem 9 anos (e no episódio O Cãozinho da Bruxa do 71, diz que nasceu em 07/05/1965).

Suas bochechas enormes são alvo de chacota entre as crianças. Ele vive se exibindo para Chaves. Sempre que vê o órfão com um brinquedo mais simples e surrado, aparece com um novo, mais bonito e moderno, apenas para fazer inveja ao pobre menino.

É um garoto desprovido de inteligência e vive respondendo as perguntas de maneira errada na escolinha do Professor Girafales. Sempre acaba irritando o Seu Madruga, que lhe dá um beliscão. E quando Quico conta para sua mãe, e a mesma bate em Seu Madruga, Quico o chama de gentalha e o empurra.

Chiquinha sempre dá um jeito de se divertir às custas de sua burrice, que ele não nega. Quando Chaves o desrespeita, sempre dá um soco no órfão, mas Quico é vencido por três socos.

Quico parece ser meio fresco (provavelmente por influência da mania de grandeza de sua mãe). Em Como Pegar o Touro a Unha, diz que em sua casa só tem toalhas rendadas e bordadas a mão; em Posso não Emprestar o que é Meu, mas dos Outros..., diz que só come em pratos de porcelana; em Quem com Catapora Fere, com Catapora Será Ferido!, despreza o refresco de Chaves por estar sem gelo.

Mas apesar de ser mimado, arrogante e invejoso, ainda tem um bom coração e é o melhor amigo de Chaves.[4] Inclusive ele já chorou quando pensou que o orfão morreu atropelado ou quando o Chaves foi embora da vila por muitos acusarem ele de ser ladrão ou quando ele não conseguiu vender bilhetes de loteria.

Dublagem[]

No Brasil, Quico é dublado por Nelson Machado, na fase clássica de Chaves. O dublador fez o personagem na dublagem clássica da Maga, na redublagem para os DVDs e nos episódios inéditos do Multishow.

Quando Villagrán deixou as séries em 1978, foi tentar carreira solo com os seriados Kiko Botones, Federrico e Ah que Kiko!. Este último foi exibido pela Bandeirantes e teve a dublagem dos Estúdios Maga, ou seja, Nelson Machado o dublou também em sua própria série.

No desenho animado, foi dublado por Sérgio Stern. Nos episódios inéditos do SBT em 2012, foi dublado por Vinicius Sousa.

Nome[]

No episódio Nasce Uma Bisavó (1979), é revelado que o nome de Dona Florinda é "Florinda Corcuera y Villalpando, viúva de Matalascallando". Daí se deduz, pela tradição hispânica de nomes, que o nome completo de Quico seria "Federico Matalascallando Corcuera". De fato, houve ao menos um tweet em 2016 da página oficial da série original que seguia esta linha de raciocínio[1] (apesar de citar "Mátalas" no lugar de "Matalascallando").

Apesar disso, em 1998, Roberto Gómez Bolaños publicou em seu site La Casa de Chespirito que o nome completo do personagem é "Federico Bardón de la Regueira".[5] Esse nome também viria a ser divulgado em materiais referentes a Chaves Animado.[2][3]

Curiosamente, "Matalascallando" é um sobrenome interessante para o Quico. Trata-se de uma velha expressão Mexicana: um matalascallando é uma pessoa astuta que persegue seus fins sem aparentar;[6] alguém que finge inocência mas age furtivamente. Algo apropriado para o menino travesso e dissimulado.

Kiko[]

Ao sair do elenco de Chaves em 1979, Carlos Villagrán não poderia continuar com o personagem, porque seus direitos pertenciam a Roberto Gómez Bolaños. Sua solução foi rebatizá-lo como Kiko (com K), já que os direitos autorais não contemplam "O uso de palavras similares que soem igual à palavra registrada".[7]

Sendo assim, o uso dos nomes "Quico" ou "Kiko" depende do contexto em que se insere o personagem: Se referindo à série Chaves, é "Quico"; se referindo aos projetos independentes de Carlos Villagrán, o nome é "Kiko".

Na dublagem brasileira do episódio O Vendedor de Balões, Chiquinha soletra o nome dele como "K-I-K-O", apesar da cena original usar "Q-U-I-C-O". (Possivelmente, a troca foi influenciada pela divulgação do personagem com o nome trocado entre 1982 e 1988, já que a dublagem brasileira começou em 1984).

Alguns episódios depois, em Nem Todos os Bons Negócios São Negócios da China - Parte 1, Quico abre uma barraca com o cartaz "Super de Quico".

Na introdução de Chaves em Desenho Animado, o nome "Quico" é utilizado.

Curiosidades[]

  • Quico é hematofóbico, ou seja, ele tem medo de sangue e quando vê, desmaia.
  • Na dublagem brasileira, existem episódios em que Quico faz referência a alguns brasileiros famosos, dentre eles: Costinha, Zezé Macedo, Lucélia Santos, Pedro de Lara, Ary Toledo, etc. Essas referências podem ser encontradas em abundância no episódio Os Espíritos Zombeteiros (1974)

Bordões[]

  • "O que será que ela/ele quis dizer?"
  • "Cale-se, cale-se, cale-se, que você me deixa louco!" (quando alguém fica repetindo alguma coisa e ele se irrita; apesar de ser o "dono" da frase, ela é também repetida em algumas ocasiões por outros personagens, como Chaves e Seu Madruga)
  • "Ghrrrrrrrrr!!" (choro)[8]
  • "Mamãe!" (quando alguem bate nele, ou alguem pega os brinquedos dele mesmo que ele não tenha emprestado ou quando Seu Madruga lhe dá um beliscão).
  • "Ah diz que sim vai...(diz o que ele quer), não custa nada, vai, anda, siiiim???" (persuasão)
  • "Por isso eu digo que sim/não." (Quando alguém usa um ditado para expressar uma ideia e Quico leva ao pé da letra, e a pessoa reformula sua ideia com uma frase denotativa, Quico fala isso.)
  • "Não, Chavinho, não!" (quando Chaves tenta bater e perseguindo-o)
  • "Você não vai com a minha cara?" (quando o desrespeitam e/ou quando o irritam)
  • "Que coisa, não?" (quando comete uma coisa sem querer)
  • "Da parte de quem?" (quando perguntam onde está a sua mãe ou seu Madruga quando seu Barriga vem cobrar o aluguel, mas isso aconteceu uma vez)
  • "Sim, mamãe! Gentalha, gentalha! Prrrr!"[9] (depois que a sua mãe o pede para ir para casa e "não se misturar com essa gentalha", ele faz isso empurrando Seu Madruga)
  • "Esperem só até eu ganhar minha bola quadrada!" (Geralmente, Quico diz isso quando ele é o primeiro personagem a aparecer em um episódio. Nessas ocasiões, ele é encontrado brincando com sua bola, onde olha para a câmera e fala essa frase).
  • "Com licencinha..." (Ele diz isso temendo que o batam, e então, sai de cena. Geralmente ocorre com o Seu Madruga).
  • "Cala a boca!" (Repetindo o que a sua mãe ou Professor Girafales fala pro Seu Madruga)
  • "Você quer?" (quando ele finge que vai dar um sanduiche de presunto ou um pirulito ou um algodão doçe. Chaves costuma responder sim e Quico retruca compra(e) ou pois vai comprar ou vai comprar).
  • "Não deu..." (quando fala algo que não agrada aos outros)
  • "Ah bom, então assim, sim" (frase compartilhada com seu amigo Chaves)
  • "Não Chaves, não faça isso! (Quando Chaves ameaça bater no Quico)
  • "Caham!" (Chamando a atenção do Chaves,quando quer lhe deixar com inveja)
  • "Alguém me chamou/que que tem eu?" (Entrando em cena quando alguem usa palavras como "animal" e "idiota")

Apelidos[]

  • Bochechas de Buldogue Velho
  • Bochechas de Mamão Macho
  • Bochechas de Porco Cerrado (Citada por Chiquinha no episódio Confusão no Cabeleireiro)
  • Cara de Lua Cheia (Citada por Chaves no episódio Mal-Entendidos)
  • Frederico (Citada por Dona Florinda)
  • Mocorongo

Música tema[]

Quico, Quico...
"Rá, rá, rá!"
Cale-se, cale-se!
"Que me deixa louco!"
Gentalha, gentalha!
"Choro mais um pouco!"
O Nhonho disse pra Chiquinha
Que o Chaves era bem mais forte do que eu!
Contou pra vila inteirinha
Que outro dia ele me bateu!
Não é verdade
Eu não posso concordar!
Toda vez que ele me bate
É só pra eu acordar!
Quico, Quico...
"Rá, rá, rá!"
Cale-se, cale-se!
"Que me deixa louco!"
Gentalha, gentalha!
"Choro mais um pouco!"
A meninada
Diz que eu sou pancada
Que tiro zero todo o dia!
Gente faladeira!
É uma mentira vã!
Só tiro zero de manhã!
Quico, Quico...
"Rá, rá, rá!"
Cale-se, cale-se!
"Que me deixa louco!"
Gentalha, gentalha!
"Choro mais um pouco!"
Mas gosto deles mesmo assim
E sei que também gostam de mim!
Estamos junto pro que der e vir
Do Oiapoque ao Chuí!
  1. 1.0 1.1 El Chavo del Ocho via Twitter, 4 de Junho de 2016 Obs: Este tweet cita apenas o sobrenome "Mátalas". Entretando, fontes mais primárias grafam o "Matalascallando" de Dona Florinda e Federico como um único nome
  2. 2.0 2.1 Canal 5: El Chavo Animado - Quico (em Espanhol) (arquivado), 2 de Dezembro de 2006
  3. 3.0 3.1 El Chavo Animado no Twitter, 25 de Junho de 2013
  4. 4.0 4.1 Livro Chaves - a História Oficial Ilustrada (Roberto Gómez Bolaños, Editorial Televisa; 2012), p. 61 (visualização)
  5. Bolaños, Roberto Gómez (1998). "Quico!!!" em La Casa de Chespirito (chespirito.com; arquivado em archive.org). Acesso em 12 de Maio de 2023.
  6. https://es.thefreedictionary.com/matalascallando (em Espanhol)
  7. Quico na Wikipedia (em Espanhol)
  8. https://twitter.com/ChavodelOcho_Of/status/664231229215088640 10 de Novembro de 2015
  9. https://twitter.com/ChavodelOcho_Of/status/727203715334070273 2 de Maio de 2016
Advertisement