FANDOM

Masking ou máscara é uma subferramenta do Pan/Crop disponível no Sony Vegas. No Adobe Premiere é conhecido por Track Matte Key.

O masking insiste em fazer um contorno completo em uma imagem ou vídeo como se fosse um "recorte" a modo que apenas o envólucro torne-se visível e o resto fique transparente.
MASK

Mascara por RecorteEdit

Bastante utilizado para inserir videos sobre outros vídeos podendo ser ou não dinâmicas. As Máscaras dinâmicas movem-se acompanhando o objeto a ser destacado durante a timeline porém é bastante trabalhoso pois necessita alterar a posição dos pontos (âncoras, ou "keyframes") em sincronia com o tempo do vídeo.

Chroma KeyEdit

Um efeito que torna invisível certa cor selecionada, deixando as restantes visíveis. Muito prático e bem menos trabalhoso que a máscara por recorte, porém muitas vezes é questão de sorte conseguir o resultado desejado. Geralmente se usa o Chroma Key junto com o Masking caso algo dê errado. Cores mais preferenciais para uso são Azul e Verde devido a interferir menos nas outras, mas Magenta também pode ser usado em certas ocasiões (vide "Medazza abirndo a porta em tela magenta").

Color SubtractEdit

Seria como um Chroma Key inverso ou seja, apenas a cor selecionada ficaria visível e o resto transparente..

Track Matte KeyEdit

Este efeito recorta o vídeo com base em um modelo posto em outra faixa da timeline. O modelo funciona como um tipo de stencil. Qualquer mídia visual pode ser usada como modelo para o track matte: imagens, texto, gifs animados ou vídeos já com chroma key. Qualquer ponto transparente ou semitransparente no modelo também apresentará esse aspecto no vídeo final.

ExemplosEdit

Caipirinha Dance - Seu Madruga de Mestre3224, ilustra o uso de mascára recortada e animada, utilizada para colocar o seu madruga no fundo da caipirinha dance.

Melhores maskers do YTPBR Edit

  1. DavidDavidssonJS
  2. INSERIR
  3. INSERIR
  4. INSERIR
  5. INSERIR
  6. INSERIR
  7. eu
  8. INSERIR
  9. INSERIR
  10. INSERIR
  11. INSERIR
  12. Junmanjy
  13. INSERIR
  14. INSERIR
  15. INSERIR